Discipline Agile: Entendendo as Certificações e Suas Principais Diferenças
- Wheeler Ruis da Silva
- 14 de out. de 2024
- 4 min de leitura
O Discipline Agile (DA) é uma abordagem poderosa e flexível para a agilidade organizacional, que vai além dos métodos ágeis tradicionais, como Scrum ou Kanban. Ele oferece um kit de ferramentas adaptável para ajudar as organizações a escolherem as práticas mais eficazes para sua realidade específica. Para profissionais que buscam uma certificação em Discipline Agile, o PMI (Project Management Institute) oferece diferentes níveis de certificações, cada uma focada em um estágio distinto de experiência e aplicação do DA.
A ordem das certificações, da mais básica à mais avançada, é a seguinte:
DASM - Discipline Agile Scrum Master
DASSM - Discipline Agile Senior Scrum Master
DAVSC - Discipline Agile Value Stream Consultant
DAC - Discipline Agile Coach
Abaixo, apresentamos uma tabela comparativa para facilitar a compreensão das principais diferenças entre essas certificações:
Certificação | Nível de Experiência | Pré-requisitos | Foco | Público-alvo |
DASM | Iniciante | Nenhum | Fundamentos do Discipline Agile e métodos ágeis como Scrum e Kanban | Profissionais iniciantes em agilidade ou DA |
DASSM | Intermediário | DASM ou experiência ágil significativa | Liderança ágil e gestão de equipes usando DA | Scrum Masters, Agile Coaches, líderes de equipes ágeis |
DAVSC | Avançado | DASSM ou experiência em liderança ágil | Otimização de fluxos de valor e transformação ágil organizacional | Executivos, gerentes de portfólio, líderes de transformação ágil |
DAC | Expert | DAVSC ou vasta experiência em liderança ágil | Coaching e transformação ágil organizacional em escala | Agile Coaches seniores, líderes organizacionais |
1. DASM - Discipline Agile Scrum Master
O Discipline Agile Scrum Master (DASM) é a certificação de entrada para quem está começando no universo do Discipline Agile. Apesar do nome, esta certificação vai além do Scrum, abordando a filosofia do DA e introduzindo práticas ágeis de maneira ampla.
Para quem é?
Profissionais iniciantes em agilidade ou em DA.
Aqueles que têm alguma experiência em métodos ágeis, mas querem entender o Discipline Agile como um todo.
O que cobre?
Fundamentos do Discipline Agile, incluindo as diferenças entre abordagens prescritivas e orientadas a fluxos.
Introdução às ferramentas do DA Toolkit, como a escolha de práticas para contextos diferentes (context-driven approach).
Princípios de Scrum e Kanban dentro do contexto do DA.
Principais diferenças:
Ao contrário de um treinamento Scrum Master tradicional, o DASM oferece uma visão mais ampla, cobrindo diferentes abordagens e como aplicá-las de acordo com as necessidades do time e organização.
Não há pré-requisitos formais para realizar esta certificação, tornando-a acessível para iniciantes.
2. DASSM - Discipline Agile Senior Scrum Master
O Discipline Agile Senior Scrum Master (DASSM) é o próximo passo para quem já possui experiência na gestão ágil e quer se aprofundar na liderança de equipes ágeis utilizando o Discipline Agile Toolkit.
Para quem é?
Profissionais que já possuem alguma experiência como Scrum Master, Agile Coach ou líder de equipes ágeis.
Aqueles que possuem a certificação DASM ou outras certificações ágeis equivalentes e desejam avançar no uso de DA.
O que cobre?
Práticas avançadas de liderança ágil para escalar o uso de Discipline Agile.
Técnicas para gerenciar múltiplas equipes e iniciativas mais complexas.
Como usar o Discipline Agile para solucionar desafios comuns de coordenação entre times, gestão de fluxo e governança em nível organizacional.
Principais diferenças:
A certificação DASSM se diferencia por focar em questões mais estratégicas, como a escalabilidade e a personalização de abordagens ágeis em diferentes contextos.
Requer experiência prática ou certificação prévia, como o DASM ou experiência relevante em métodos ágeis.
3. DAVSC - Discipline Agile Value Stream Consultant
O Discipline Agile Value Stream Consultant (DAVSC) é voltado para profissionais com vasta experiência em liderança organizacional, cujo foco é otimizar fluxos de valor dentro das organizações, utilizando os princípios do Discipline Agile.
Para quem é?
Executivos, gerentes de portfólio, líderes de transformação ágil ou Agile Coaches seniores.
Profissionais que desejam liderar transformações ágeis em escala dentro de organizações complexas.
O que cobre?
Como analisar e otimizar fluxos de valor de ponta a ponta, promovendo eficiência e eficácia organizacional.
Técnicas de coaching e facilitação para melhorar o alinhamento entre times, áreas e stakeholders.
Desenvolvimento de roadmaps de transformação ágil, incluindo a implementação de melhorias contínuas e ajustamento de práticas conforme o contexto.
Principais diferenças:
O DAVSC é o primeiro nível a focar no nível de fluxo de valor organizacional, diferenciando-se das certificações anteriores, que são mais voltadas à gestão de equipes ou programas.
A certificação DAVSC envolve um nível avançado de expertise em DA e agilidade organizacional, sendo uma certificação voltada para líderes que buscam transformar organizações de maneira ampla.
4. DAC - Discipline Agile Coach
O Discipline Agile Coach (DAC) é a certificação mais avançada do Discipline Agile, destinada a profissionais que querem atuar como consultores e mentores, ajudando organizações inteiras a se tornarem mais ágeis de maneira estratégica e sustentável.
Para quem é?
Agile Coaches experientes e líderes organizacionais que desejam orientar a implementação do Discipline Agile em múltiplas áreas de uma organização.
Profissionais com certificações anteriores em DA ou experiência vasta em liderança ágil.
O que cobre?
Como aplicar o Discipline Agile em toda a organização, guiando as equipes a escolherem as abordagens e práticas mais eficazes para seus contextos.
Desenvolvimento de habilidades avançadas de coaching, para suportar e orientar as transformações ágeis.
Como facilitar a adoção de agilidade empresarial, ajudando a equilibrar governança, inovação e melhoria contínua.
Principais diferenças:
O DAC vai além da certificação DAVSC, adicionando um forte componente de coaching e transformação cultural.
Foca mais em ajudar líderes a desenvolver a capacidade interna de suas organizações para evoluir suas práticas ágeis.
Conclusão: Qual certificação escolher?
A escolha da certificação ideal em Discipline Agile depende do nível de experiência e do papel que você deseja desempenhar dentro da sua organização ou mercado. Se você está apenas começando no mundo da agilidade, o DASM pode ser a porta de entrada ideal. Já se você busca liderar iniciativas de transformação ágil em grande escala, o DAVSC e o DAC oferecem as ferramentas e conhecimentos para isso.
Independentemente da certificação, o Discipline Agile permite que você tenha mais flexibilidade e autonomia para escolher as práticas ágeis que melhor atendem às necessidades do seu projeto, equipe ou organização. É uma abordagem que não se prende a frameworks rígidos, mas sim abraça a complexidade e a diversidade dos cenários de trabalho.
Comments